III Encontro de Desembocados da JMV Brasil

O III Encontro dos Desembocados da JMV Brasil aconteceu de 13 a 16 de janeiro de 2017, na cidade de Fortaleza-CE, com a presença de 15 adultos, saídos da JMV após caminhada com os seus respectivos grupos. O tema principal foi a celebração pelos 400 anos do surgimento do carisma vicentino.

Já na sexta-feira, dia 13, houve a acolhida dos participantes, com um momento de espiritualidade, conduzido pela irmã Priscila e pela assessora leiga Goretti Timbó, ambas da província sede. Todos foram convidados a refletir sobre as suas raízes vicentinas e o chamado à missão a partir da JMV.

No dia seguinte, sábado (14/01), a programação começou com a oração do terço missionário, que foi conduzido pelos participantes Ranniere Cunha e Janete Albuquerque. Em seguida, a participante Clarissa Paiva fez uma breve retrospectiva do primeiro e do segundo encontros dos desembocados, lembrando dos compromissos firmados, pistas de ação, e ideias dos participantes que ainda não se concretizaram. Também foi o momento de todos partilharem suas realidades, desejos, receios e dúvidas.

O momento formativo foi feito pela assessora nacional da JMV Brasil, irmã Rizomar Bonfim -FC, que trouxe em vídeo, apresentação power point e num artigo todo o resgate ao surgimento do carisma vicentino, vida de são Vicente, e animação dos jovens ao carisma iniciado há 400 anos. A palestra se estendeu até a tarde, quando os participantes passaram para a parte prática, elaborando-se e comprometendo-se à execução e um projeto missionário. Tanto a província de Fortaleza quanto os representantes da província de Recife fizeram projetos semelhantes em objetivo: fortalecer e expandir a JMV. Um dos projetos, chamado “Missão jovem”, pretende levar os jovens em missão para comunidades distantes onde os grupos JMV são menos assistidos, e criarem junto à comunidade uma atividade missionária. Os jovens locais, ao longo do projeto, receberão formação vicentina e institucional da JMV, participarão da missão, e ainda terão oportunidade de, junto aos assessores, montar o próprio cronograma do grupo, para seguir de maneira organizada. O outro projeto, visa acompanhar de perto os grupos menos assistidos, e ainda promover encontrões de formação e recrutamento de novos jovens para a Juventude Mariana Vicentina.

Ainda no momento conduzido pela irmã Rizomar, houve a comunicação sobre o EMLA – Encontro Missionário Latino-americano; e também sobre a Assembleia da Associação da Medalha Milagrosa, que acontecerá em Fortaleza, e ainda o Encontro Nacional da Família Vicentina, em Salvador-BA. À noite, após o jantar, o grupo “Mistura Divina” – formado dentro da JMV apresentou-se para os participantes do encontro.

O domingo, dia 15, houve missa celebrada no abrigo de idosos “Recanto do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo desembocado padre Gentil Neto. A manhã seguiu com a avaliação do encontro e logo após, um passeio turístico. Na avaliação foram destacados como ponto positivo: o espaço, a organização, a alimentação, os conteúdos partilhados e o cronograma como um todo. Em meio aos depoimentos surgiu a necessidade de falar sobre o próximo encontro dos desembocados. Ficou combinado que os encontros seriam locais, por enquanto, e que o grupo de assessores deverá focar na organização para participar dos encontros de assessores provinciais, e em 2018, de um encontro nacional de formação para assessores. A data para o próximo encontro nacional de desembocados então ficaria para 2019. Uma comissão com os desembocados: Josias Rocha, Ranniere Jonas e Thaysa Cristina, além da vice-presidente nacional Catarina Érica; trataria da comunicação e recursos necessários para um novo Encontro nacional.  Ainda neste momento, ficou claro que não deve haver separação entre assessores leigos e desembocados, visto que todos os desembocados são também convidados a auxiliarem na assessoria, ou ajudarem a JMV como puderem.

O Encontro encerrou com um passeio pelos pontos turísticos de Fortaleza, seguido de almoço.

Presentes: Cleber Fábio, Ismênio Medeiros, Josias Rocha, Goretti Timbó, Gilsa Gorett, Irmã Carla Ilcione, irmã Priscila, Clarissa Paiva, Padre Gentil Neto, Joallisson Cézar, Eleneide Elias e Marcos, Alan, Janette Albuquerque, Irmã Rizomar Bonfim, Raniere Cunha, Thaysa Cristina, e Catarina Érica, José Cláudio e Guilherme Azevedo, representando o Conselho provincial de Fortaleza.

desembocados