JMV chega a península de Galinhos, no Rio Grande do Norte
No litoral norte do Rio Grande do Norte, a charmosa cidade de Galinhos, de 3 mil habitantes, chama a atenção por sua beleza e simplicidade. Localizada na ponta de uma península, a única forma de acesso ao povoado, é por meio de barco. O visitante ao chegar, deve deixar o seu carro no porto de Pratagil (gratuito e com vigilância 24 horas), e seguir travessia aquática, pelo valor simbólico de 4 reais. Galinhos é aconchegante e organizada, rodeada por rios, salinas e dunas. É proibido o uso de transportes no centro da cidade, o que pode ser substituído por charretes ou jegue-táxi, que levam o visitante até o pontal de areia que avança rumo ao deslumbrante mar de águas azuis. Em meio a este paraíso Potiguar, o desejo de fundar um grupo da JMV, pulsou no coração de dois jovens locais, e Deus providenciou para que este ímpeto se tornasse realidade.
Tudo começou quando João Aguiar e sua esposa, Eloiza Beatriz, estavam participando de uma Missa na Igreja Matriz de São José Operário, em Jandaíra/RN, cidade em que eles moravam, e o pároco, Padre Fracisco Erivaldo, falou sobre a Juventude Mariana Vicentina, da comunidade de Tubibal – cidade que recebeu as Férias Missionárias – de imediato isto despertou uma curiosidade no casal.
Meses depois eles se mudaram para a cidade de Galinhos, e como já estavam acostumados com a vida pastoral de Jandaíra, sentiram a necessidade da criação de um grupo que reunisse os jovens da comunidade. O grupo foi criado, mas devido as dificuldades – principalmente o não engajamento dos jovens – não prosperou.
No mês de Julho deste ano, o distrito de Tubibal, foi uma das comunidades escolhidas, para receber missionários, na I Missão Nacional da JMV Brasil. Ao ver as fotos e vídeos da missão, o desejo da fundação de um grupo da JMV, reacendeu nos corações de João e Eloiza. Prontamente eles decidiram pesquisar um pouco mais sobre a JMV na internet, após a pesquisa, o coração deles diziam que aquele era o caminho certo a ser seguido. Por meio da página oficial da JMV Brasil no facebook, eles entraram em contato e buscaram orientações de como fundar um núcleo da associação. A coordenação da JMV Tubibal também auxiliou e orientou no que pôde, além de fazer a conexão entre os dois jovens e o conselho regional. De uma coisa João e Eloiza tinham certeza, a espiritualidade Mariana e o carisma Vicentino já pulsavam em suas veias, desta vez, mais do que nunca.
No dia 31 de agosto, o povoado do litoral do norte Potiguar, recebeu a visita da coordenação do Regional Natal e, de forma oficial, a JMV Galinhos foi fundada e incluída no seio da associação Juventude Mariana Vicentina.
Desde então, todos os domingos, os jovens se reúnem. E a cada semana, um membro novo é conquistado e o carisma vicetino e a identidade da JMV, propagados. No domingo (13), na Ponta da Pedra, aconteceu o I Lual da JMV Galinhos, que contou com a presença de jovens do povoado, além de representação do conselho regional. Para mobilizar a comunidade, o grupo ainda planeja um retiro de confraternização de final de ano.
E assim a JMV Galinhos segue a sua caminhada, conhecendo e se apaixonando cada dia mais, pela mística da JMV em SER, AMAR e CONSTRUIR. Que Deus inunde os jovens com a sua graça e que Maria siga intercendo a cada passo deste novo grupo da JMV Brasil.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!